O contributo do desporto nas políticas sociais no brasil

 

ARLETE ANCHIETA¹

THARCÍSIO ANCHIETA²

¹Assistente Social, Mestranda em Educação pela Universidade Politécnica do Equador;

Professora da Faculdade Dom Bosco.

²Profissional de Educação Física, Mestre em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto,

Professor da Pós-Graduação da Uninorte.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Saber Mais: []

 

Continuar:O contributo do desporto nas políticas sociais no brasil

Quais os desafios da gestão desportiva enquanto gestor desportivo?

 

Tharcísio Anchieta, Mestre em Gestão Desportiva

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Universidade do Porto

 

Resumo

Tenta-se nesse artigo de opinião levantar o questionamento de qual o grande desafio dos profissionais que atuam como gestores do desporto na atualidade. Tal questionamento mostra-se fundamental no momento, uma vez que o fenômeno desportivo ultrapassa todas as fronteiras e envolve-se em várias áreas das atividades humanas, assim quem vai gerir esse fenômeno deve estar muito bem preparado e ter por base alguns princípios que poderão fazer a diferença para todos aqueles que direta ou indiretamente estão pelo desporto envolvidos.

 

Palavras chave: desporto - gestão - princípios - lucro.

Saber Mais: []

 

Continuar:Quais os desafios da gestão desportiva enquanto gestor desportivo?

O ensino da Gestão Desportiva no Amazonas

 

Tharcísio Anchieta

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mestre em Gestão Desportiva

Conforme Sarmento (2008) gerir é rentabilizar meios. Assim cabe ao gestor desportivo desenvolver o desporto da melhor maneira possível com os meios que lhe forem disponibilizados ou a partir daqueles que ele mesmo venha a descobrir, mas isso só é possível quando existe uma base sólida de formação, capacidades e competências fundamentais para as funções de um gestor do desporto, assim com este estudo pretendeu-se verificar a forma como tem se desenvolvido o ensino da gestão desportiva no Amazonas, analisando sua presença na formação do profissional de educação física do Amazonas e constatou-se que a gestão desportiva é apresentada de forma insuficiente aos estudantes de educação física bem como existem pouquíssimas opções para se obter conhecimento na adequado na área dentro do estado, gerando profissionais carentes das competências necessárias para atuação na gestão do desporto amazonense.

Palavras chave: Formação, Gestor Desportivo, Desenvolvimento, Desporto, Competências.

Saber Mais: []

Continuar:O ensino da Gestão Desportiva no Amazonas

A “autonomia” da entidade de administração do futebol brasileiro

MSc. Tharcísio Anchieta

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Introdução

A legislação brasileira atual, garante em seu texto autonomia às entidades de administração do desporto, no entanto isso nem sempre foi assim, sendo o desporto por muitos anos controlados diretamente pelo Estado. Isto esteve evidenciado no período de ditadura militar que tinha o desporto como elemento estratégico, principalmente o futebol, paixão maior do povo brasileiro. Apesar da evolução da lei nesse sentido vale analisar até que ponto hoje o Estado realmente dá esta autonomia a entidade dirigente do futebol do Brasil.

Saber Mais: []

 

Continuar:A “autonomia” da entidade de administração do futebol brasileiro

Futsal, meio de desenvolvimento social

Tharcísio Anchieta
Mestrando em Gestão Desportiva-Universidade do Porto 

Para retratar o futsal como um meio de desenvolvimento social é necessário entender as dimensões sociológicas do esporte entrando assim no âmbito da sociologia esportiva e também, entender o que efetivamente significa desenvolvimento social, todos os aspectos que o envolvem, depois disso analisar as características principais do futsal, os valores do jogo e de seus praticantes, mostrando como se deve educar através do mesmo para chegar ao desenvolvimento.
Observa-se que o entendimento do futsal neste contexto, está intimamente relacionado a maneira como o mesmo é orientado por professores e técnicos, já que suas características por si só, apesar de positivas, não atendem a todos os requisitos do conceito de desenvolvimento de um cidadão dentro de uma sociedade.
Assim, para apresentar o futsal como meio de desenvolvimento social, não basta mostrar suas características e sim mostrá-las e identificar como as mesmas podem ser direcionadas aos aspectos que geram o desenvolvimento social.

Saber Mais: []